segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ao analisarmos o Futsal, constatamos ser ele um esporte coletivo que exige uma diversidade de atributos físicos e técnicos dos jogadores, pelas múltiplas funções que estes terão que desempenhar visando enfrentar inúmeras situações que se apresentam durante uma partida.
Há, contudo, uma posição que requer qualidades físcas, técnicas e psícológicas específicas, devido a sua função especial dentro da equipe: o goleiro. Este atletatem a difícil missão de ser o último obstáculo na tentativa de evitar os gols do adversário, sendo necessário para tal estar sepre em perfeita forma (embora nem sempre isto seja possível), condição que só se adquire através de um árduo treinamento específico que busque aprimorar suas qualidades e corrigir possíveis falhas.
A constante evolução na dinâmica do Futsal, principalmente a partir de 1997 quando as alterações na regra do jogo permitiram a atuação do goleiro fora dos limites de sua área, exigem uma participação cada vez maior deste atleta especialmente quando sua equipe detém a posse de bola, pois ele passa a ser um quinto jogador participando ativamente das movimentações ofensivas.
Portanto, devido à posição especial que o goleiro ocupa dentro da equipe, o treinamento específico do mesmo deverá ser elaborado e aplicado por um profissional unicamente voltado para preparar este atleta: o preparador de goleiros.
A importância deste profissional vem aumentando a cada dia, tanto nas equipes principais como nas categorias de base. É importante que a criança, ao iniciar-se como goleiro, seja orientada por um preparador de goleiros capacitado, possibilitando a ela adquirir, de maneira didática e gradativa, os fundamentos básicos da posição, tendo suas falhas detectadas e corrigidas.
A constante evolução física e técnica dos goleiros brasileiros vem comprovar a importância do treinamento bem elaborado e aplicado corretamente pelos preparadores de goleiros, principalmente nas equipes de ponta de nosso país.
O treinamento específico do goleiro de Futsal engloba a preparação física, técnica, tática e psicológica. Na preparação física serão trabalhadas as qualidades específicas para a posição: força, flexibilidade, resistência (aeróbica, anaeróbica e muscular), coordenação, velocidade (de deslocamento e reação), agilidade e equilíbrio.
Na preparação técnica serão treinados os fundamentos da posição: pegadas (altas, médias e baixas), posicionamento, quedas laterais, defesas com os pés, saídas de gol, lançamentos (com as mãos e com os pés) e fundamentos técnicos dos jogadores de linha (especialmente o domínio, o passe, a antecipação e o chute).
A preparação tática será, normalmente, dirigida pelo preparador de goleiros em conjunto com o treinador visando à atuação do goleiro dentro do plano tático da equipe. E, finalmente, a preparação psicológica tem como objetivo o equilíbrio emocional do goleiro, visando suportar todo o estresse mental que o mesmo irá sofrer durante as competições.
Ao fazer-se uma análise de todos os aspectos envolvidos no treinamento específico de goleiros (descrito resumidamente acima) é fácil notar que o profissional que irá desempenhar a função de preparador deve possuir amplos conhecimentos científicos, teóricos e práticos que irão lhe fornecer subsídios para elaborar esse treinamento da forma mais completa possível.
Dentre estes conhecimentos podemos citar: metodologia científica do treinamento desportivo, conhecimento profundo da técnica específica do goleiro de Futsal, fundamentos técnico-táticos do Futsal, cinesiologia, noçõe de psicologia desportiva, entre outros. Portanto, aquele que possuir conhecimento científico aliado à vivência prática da posição terá, evidentemente, excelentes condições para desenvolver um grande trabalho no treinamento de goleiros de Futsal.
Espero ser este artigo uma contribuição, que procurei tornar significativa, na tentativa de chamar a atenção e enaltecer o trabalho deste importante profissional (o preparador de goleiros) no treinamento de um atleta tão especial, o goleiro de Futsal. Cada boa intervenção sua dentro de uma partida deve ser destacada como produto final de um árduo trabalho de aprimoramento de suas qualidades e superação de seus limites.

Referência:

Autor: Profº Benício Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário